Enviando...

1k visualizações

Sexta, 12 de maio de 2017 às 11:00:00 horas por Redação AltosAgitos

Florianópolis: A capital catarinense reúne boa comida portuguesa, italiana e alemã

  • compartilhar

  • whatsapp Google+

É comum associar a culinária da capital catarinense aos pratos de origem italiana e alemã, afinal, o estado recebeu um grande número de imigrantes oriundos destes dois países. Mas deve-se levar em conta que os primeiros europeus a ocupar o território de Santa Catarina foram os portugueses, especialmente vindos do arquipélago dos Açores e da Ilha da Madeira. Isso explica por que Florianópolis ganhou fama de ter ótimos pratos de peixes e frutos do mar, de origem açoriana, em restaurantes dignos de ser comparados aos melhores da Terra de Camões. Se você conhecer alguns vai ter a experiência de estar numa autêntica casa portuguesa, aproveitando, por exemplo, para degustar uma bacalhoada tão especial como as que se encontra em uma viagem à Lisboa

foto/Rogério Amendola. 

Entre eles, destaca-se a Taberna Ibérica, com vista para a Ponte Hercílio Luz, um dos cartões postais mais famosos de Santa Catarina. Num ambiente romântico, os pratos de bacalhau são carro-chefe da casa, com destaque para o gratinado e as postas assadas. No Marisqueira Sintra, à beira-mar, você vai desfrutar de pratos originais como o Bacalhau setenta graus servido com batatas ao murro, em meio à bela decoração de azulejos portugueses.

Além destes, merecem ser citados O Lusitano, também com bela vista para as luzes da ponte pensil e ótimos pratos; o Delícias Portuguesas, comandado pela chef portuguesa Maria Helena Moreira; e o Rei do Bacalhau, com decoração originária de Portugal e menu que exalta o bacalhau como centro de todos os pratos.

Restaurantes espetaculares não faltam para quem visita Santa Catarina. A tradição trazida pelos açorianos e, quase um século depois, pelos alemães uniu-se à boa mesa italiana e resultou numa das maiores riqueza gastronômicas do Brasil.

Em municípios como Blumenau, pode-se fazer uma refeição igual às que são encontradas nos restaurantes de cidades tradicionais da Alemanha, em casa que mantêm alguns costumes intactos. Einsbein, Schnitzel e Apfelstrudel podem ser saboreados com salsichões, marreco, chucrute, purê de maçãs e batatas, tudo regado com excelente cerveja, na melhor versão da gastronomia germânica.

Vale destacar, em Florianópolis, a confeitaria Kuchenwelt, com quitutes como apfelstrudel e cucas, típicas da Alemanha.

O sul de Santa Catarina é conhecido pela excelente gastronomia italiana. Passando por cidades como Nova Veneza, Gravatal, Nova Trento e Urussanga, pode-se conhecer a 'Rota da Gastronomia Italiana', no interior rural.

A região é rica em receitas de família como o clássico espaguete, polenta, pães caseiros, sopas, salames, entre outros tantos pratos que fazem parte dos costumes dos pioneiros.  

  • compartilhar

  • whatsapp Google+
Eventos relacionados » veja mais eventos
Notícias relacionadas » veja mais notícias

Opinião dos usuários (0)

    Mais recentes
    • ROSANA SILVA:

      e o residente ivel....adoro já assistir todos os lançamento até o 6,so vi o 7 ainda.Rosana silva

    • ROSANA SILVA:

      quero saber quando terá os 50 tons de cinza..adoro esse filme.Rosana silva

    • ROSANA SILVA:

      é sempre maravilho,ver as novidades do cinema ai em criciuma,eu moro em ararnguaRosana silva

    • ROSANA SILVA:

      muito mmassa eu estarei la com certeza Rosana silva

    • Rafael Padilha:

      Estou vendendo 4 ingressos para o show da Katy Perry em Curitiba, dia 29/09/2015, para pista.
      Whats: 41 99098120

    • Mahara de Gouvêa:

      É sem dúvidas o melhor bar da cidade. A decoração é incrível, a comida é boa e todas as vezes que eu adorei as bandas. Vale muito a pena conhecer

    ...